terça-feira, 29 de julho de 2008

Peter Schiff, O Bear, E as GSE´s americanas.

Antes de mais nada, desculpem esse intervalo tão grande entre as postagens, é que estou meio ocioso mesmo.

Estava essa semana a assistir uma reportagem no youtube com o Peter Schiff. Não o conhecia, e ele estava sendo a voz Bear numa entrevista à FoxNews. A FoxNews, como agente republicano que é, enxotou as alegações de Peter, que falava que os preços das casas iam cair 50,60, ou até mesmo 80%.

O cara falava bem, e fui atrás de mais coisas dele. Achei uma entrevista, onde ele, na condição de presidente de sua empresa, direcionava as aplicações de seus clientes no sentido de apostar contra o dólar. Segundo Schiff, estaria havendo um boom irreal, guiado pelo consumo desenfreado e baixas taxas de juros, e que dentro de alguns anos haveria uma inflação galopante, guiada pela alta exarcebada de itens como comida e energia, que empurraria a economia dos EUA para o chão. (http://www.youtube.com/watch?v=6G3Qefbt0n4).

Acontece que tal entrevista, datava de 2002 (isso mesmo, á 6 anos atrás). Isso foi suficiente para escutar com carinho o que ele fala. Estou lendo seu livro, Cash Proof, e estou achando ótimo. Hoje vi uma entrevista, onde ele alertava para os riscos de um colapso no supprime mortgage securities, de 2006. O cara é bom mesmo, e desde entao procuro qualquer pronunciamento novo dele.

Lendo o livro dele, confesso que comecei a ficar REALMENTE assustado com o futuro da economia global. O deficit norte americano estava em 9 trilhoes de dólares, e aumentando. Quando o governo norte americano consegue avacalhar tudo de uma vez, estatizando a Fannie Mae e Freddie Mac. Ao fazer isso, ele assumiu o risco de 5 trilhoes de dolares em hipotecas, hipotecas estas lastreadas em casas que ainda vao cair, e muito, de preços. Não somente assumiu o risco de 5 trilhoes em ativos, como está a assumir o risco de mais de 70% das novas hipotecas. (costumava ser 40% há um ano, mas só ficaram elas duas para das conta do mercado).

Vamos agora, montar o cenário daqui a alguns anos: O governo norte americano é o segurador de trilões de dólares em hipotecas, em um mercado onde o valor das casas está caindo desesperadamente. Anos de juros artificialmente baixos levaram a uma inflação enorme. O que se faz quando a inflação sobe (primeira relação de causa e efeito aprendida quando se aprende sobre o mercado financeiro)? Aumentamos os juros. Mais de 50% das hipotecas dos EUA tem juro variável, ajustado de acordo com o mercado. Agora imaginem a situação, Você:
  1. hipotecou uma casa, contraindo uma divida de 500 mil dolares
  2. Você não possui nenhuma poupança (o indice de poupança dos americanos é negativo!!, indo de uma queda constante de aprox 12% no começo dos anos 70)
  3. destinou uma grande parte de sua renda para pagar a hipoteca, pois você achava que sua casa ia aumentar de preço
  4. sua casa, que valia 500, agora vale 300. (você tem uma divida de 500 mil para comprar uma casa de 300)
  5. Os juros, que estavam a 2%, vão a 10
  6. Subitamente para todo o aquecimento da economia que havia à época que você comprou a casa
O que acontece? Você não paga a casa, ué. E quem vai pagar a casa por você? O Governo dos Estados Unidos da América. O governo entao, a esta hora está com uma divida superior a 10 trilhoes, e aumentando, pagando juros de 10%. Ou seja, o governo dos EUA, dentro de algum tempo, pagará só de juros, uma quantia comparavel ao PIB brasileiro. Se vocês acham esta situação difícil, imagine quando os governos estrangeiros comecarem a vender suas divisas em dólares, migrando para devedores de menor risco...

Em seu site, Schiff, um Bear convicto, acreditava que os EUA estavam caminhando para uma recessão. Ele mudou de ideia, depois dessa ultima (espero que seja a ultima) genialidade do governo Bush tomou conta do espaço. Agora, segundo ele, a solução se tornou bem pior que a doença, jogamos gasolina no fogo.

Recessões são saudaveis para a manutenção da economia. O governo Bush adiou uma grande recessão abaixando os juros, e uma enorme recessão, estatizando as GSE's. Resta saber o que ele vai fazer agora. Do jeito que as coisas estão, o proximo passo será imprimir papel moeda à rodo.

Um comentário:

marbessa disse...

Alberto Caieiro,
Gostei da dica sobre o Peter Schiff. Estou ouvindo as exposiçções das idéias dele no You Tube.
Alberto, continue tb vc. com seus importantes ensinamentos para seus leitores, seguindo a linha de esclarecimentos como P. Schif .
Abs,
marbessa