terça-feira, 7 de outubro de 2008

Como não brincar com dinheiro - parte 1

Vou reinaugurar o blog falando da Islândia, país pequeneninho da Europa, com 200 mil habitantes. Esse país não tem recursos naturais, e tem no setor de alimentos seus principais produtos de exportação. O senso comum diria que as pessoas desse país não devem ser lá muito ricas né. Ledo engano. A Islândia têm o 5º maior PIB per capita do mundo. 500 mil dolares anuais para cada cidadão exportando peixe?? Como explicar esse paradoxo?

Primeiro se pega uma agência de risco, e se concede um AAA ao país. Depois disso, todos podem pegar dinheiro emprestado à vontade, para depois pagar a conta. E só depois, todos notarão que havia uma bolha surgindo. A Islândia se tornou um laboratório do que pode ser o futuro dos EUA, e por isso devemos prestar atenção ao que acontece lá. Passou por uma longa desvalorização da moeda, ao longo de alguns anos. Depois, com os bancos hipertrofiados, acusou o sistema financeiro de só visar o lucro, e começa o colapso. Vamos aos fatos:

1- O PIB engana a todos, como nos EUA. Grande parte dele é dinheiro que foi pego emprestado sendo gasto em consumo;
2- Mesmo com o PIB exagerado, os bancos locais tem 9 vezes o valor do PIB em assets;
3- A moeda local sofreu desvalorização de mais de 50%, só nesse ano;
4- Nacionalização de um banco, e asseguramento de todos os seus depósitos. Depositos estes na ordem de 6x o PIB do país;
5- Credit Default Swaps indo de 0,34%, em 2006, para 25%, ontem.

Temos então, uma situação interessantíssima, que merece alguns comentários, nos próximos capítulos.

Nenhum comentário: