segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O fim - Parte 1

A islândia sempre foi meio arrogante em relação ao FMI. Como um pais nordico ia usar a ajuda dada a paises emergentes de 3 mundo que foram colonizados pelos europeus. Segue o timeline das relacoes com o FMI (sem link, pq to sem saco de procurar)

1) Nós nao precisamos do FMI, e vamos pagar nossas contas sozinhos (http://www.reuters.com/article/marketsNews/idUSL737621420081007)
2) Vamos pegar um emprestimo da russia, nao precisamos de ajuda externa
3) O emprestimo da russia nao exclui um acordo com o FMI (http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601082&sid=aOY1oNKd4ILQ&refer=canada)
4) Representantes do FMI estao aqui, mas nao estamos negociando emprestimos.(http://economictimes.indiatimes.com/News/International_Business/IMF_says_has_staff_in_Iceland_but_no_demand_for_loan/articleshow/3592374.cms)
5) Ta bom, vamos pegar um emprestimo (http://enterpriseapps.itbusinessnet.com/articles/viewarticle.jsp?id=547930

O que curvou essa arrogância nordica??

O colapso anunciado por este escritor aconteceu. Segundo o dite da Bloomberg:

1) Há uma corrida aos supermercados
2) Esta comecando a faltar comida
3) Importações, só a vista
4) A moeda local, que entrou em colapso com outras moedas, nao é aceitada fora da islandia, enquanto alguns comerciantes tambem nao a estao aceitando mais.

Contando que a islandia fica no meio do gelo, ela precisa de moeda estrangeira pra comprar comida e energia, urgentemente. Estamos prestes a ver uma intervencao internacional sem precedentes na Europa

O Krona evaparou. Pegue todo dinheiro islandes que voce tem, e faça uma fogueira, ele nao vale mais nada. E se a comunidade internacional nao agir, teremos problemas tipicos de paises africanos, na islandia.

É isso que venda de divida desenfreada faz. Economia consumista. Hipertrofia do setor financeiro.

Seria esse o cenario dos EUA daqui a uns anos???
Hiperinflação, teu nome é G7

Um comentário:

Unknown disse...

Caeiro,

E primeiro lugar, parabéns pelo post! Pelo que entendi, a crise tem origem na própria constituição do sistema financeiro atual, na qual o FED tem o poder de fabricar moeda sem lastro com um juros embutido e os bancos comerciais alavancam esta dívida produzindo a antiga bonança de crédito dos últimos anos, sendo que com a baixa taxa de juros, teremos um alto consumo atrelado à uma inflação crescente e o endividamento da população por acreditar que os produtos estão baratos e que estão mais ricos, enquanto que na verdade é justamente o contrário, estão mais pobres, endividados mais. Chega um momento que a retro-alimentação do sistema não se sustenta e temos o momento atual gerado pelo excesso de liquidez (dinheiro criado pelo FED)e alavancado pelos bancos que criaram sabe lá o que em derivativos, financiamentos e etc. como o CDS (o qual ainda não entendi muito bem). A minha pergunta é como se acha que a crise será resolvida imprimindo mais dinheiro como os pacotes vistos por aí, sendo que a origem é justamente esta? Isso vai gerar uma inflação mais alta, uma baita recessão se não uma quebra de todo o sistema financeiro internacional. Será por isso que o Lula pede uma reforma do FMI e está negociando com os países transações em moedas dos países, não atrelada ao dólar? Outra coisa, as tais reservas de U$200 bilhões não poderiam ser uma bomba relógio prestes a estourar caso os EUA sigam a Islândia?
Vou deixar meu patrimônio em reais e ouro, que vejo serem as melhores proteções a longo prazo.

Saudações.