quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Investimento x Especulação (para os frequentadores do forum do infomoney)

Muito se fala na diferença entre investimento e especulação, e o liame subjetivo que separa os dois varia muito, de pessoa para pessoa. Vou aqui dar o meu (aliás, não o meu, mas a síntese dos conceitos das pessoas que leio):

1) Investidores contam apenas com situações presentes ou passadas. Contar com o futuro incerto é a marca por excelência da especulação
2) Rendimentos x Valorização. O investidor é aquele que está satisfeito com os rendimentos da empresa, o especulador espera ver a empresa crescer (se tratando do mercado de ações)

O segundo ponto é frequentemente esquecido por todos aqueles que começam no mercado de capitais.

Investimento - Vejam o exemplo que eu postei aqui há uns meses (http://carteadasfinanceiras.blogspot.com/2008_06_01_archive.html). Se trata de uma empresa monopolista, estável, que rende bons dividendos. Quando se compra uma empresa dessa, não se pensa em vender, pois eu nao espero que a cotação oscile, quero so os dividendos (Rendimentos). E ninguem que a compra, pelo menos os normais, a compram pensando em valorização. Resultado: a cotação dela está a mesma de quando o ibov marcava 60k.

Especulação - Vou botar um exemplo para chocar mesmo. Petrobras. Comprar ações da petrobras é especulação pesada. Mesmo com uma queda de 50%, seus dividendos não chegam a 3% ao ano. O que faria uma pessoa sã comprar uma empresa que te paga 3% ao ano, se a selic está em mais de 10 (e há alguns meses estava cotada a mais de 20x o lucro)??? ESPECULAÇÂO. Petrobras se compra porque se espera que a petrobras suba, se espera que ela aumente a producao, se espera que ela mantenha o crescimento que vem mantendo, se espera que ela desenvolva tecnologia que fure 6km de sal embaixo de 3km de agua. Muito se espera, não??? Só porque ela é a maior empresa do brasil, nao significa que seja um investimento que garanta retornos sólidos.

O que acontece em épocas de alta liquidez? Pessoas sedentas por risco, negligencias o que já existe, e vao atras do se espera. Quando o dinheiro seca, se pensa "porque eu estou nessa empresa que rende 3% ao ano em dividendos???".

Por isso que, em épocas de crise, empresas que nao pagam dividendos sao as que mais sofrem. Empresas que nao pagam dividendos são iguais à vida de Joseph Klimber, uma caixinha de surpresas. Especialmente que balanços contábeis são uma verdadeira alquimia, pode-se alegar o que quiser, à exemplo dos bancos americanos ultimamente. Dividendos são a única fonte segura de saber que uma emrpesa realmente vai bem.

Especular pode dar muito dinheiro, e dá. O que não dá dinheiro é especular sem saber que se está especulando. Esse geralmente é que paga o pato. Como diria alguem famoso: Se voce nao sabe em 5min quem é o perdedor numa mesa de poquer, este perdedor é você.

Quem está nessas empresas achando que está investindo, na verdade está torcendo que o humor mundial mude e as pessoas voltem a fazer investimentos de risco em países emergentes. Soa uma estratégia vencedora?

Um comentário:

Tinoka disse...
Este comentário foi removido pelo autor.