quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Islândia - Resumo da ópera

Depois da euforia inicial, a Islândia passou a secar de credito, e o dinheiro do peixe nao deu pra pagar as dividas. adotou cambio fixo (que nao esta sendo respeitado) e assegurou a seus cidadaos que seus depositos estão salvos, após nacionalizar dois dos 3 maiores bancos da ilha. Considerando que a Islândia assegurou mais de 600% do PIB que estavam em assets nestas instituições financeiras, pergunto: Voce confiaria no seu país??

A resposta obvia é nao. A partir dessa semana, o primeiro ministro falou que "muita gente vai perder dinheiro" e que "poderiamos ficar insolvantes". Segunda feira falou que o FMI nao era uma possibilidade, hoje falou que era. A islândia, que possuia uma base avançada norte americana, aceitou emprestimo da Russia essa semana. Mudanças na geopolitica mundial. Está ao deus dará

Qual a situação hoje:

  1. O mercado de ações esta suspenso
  2. Há uma corrida aos bancos
  3. Nem os proprios islandeses estao aceitando sua moeda
  4. http://www.icesave.co.uk/ - Setor do banco nacionalizado, que cuidava de 4bi libras (algo entre 15-20bi de reais). "We are not currently processing any deposits or any withdrawal requests through our Icesave internet accounts. We apologise for any inconvenience this may cause our customers." Já imaginou ver isso na tela do site do seu banco?
  5. Falou que ia dar o calote mesmo nesses 4bi libras.
  6. Spreads dos CDS aproximando-se de 25% (dedicarei o proximo capitulo exclusivamente a este ponto)
Ou seja, o país quebrou. Na emenda. Não dura até o fim da proxima semana, eu acho, se não tiver ajuda externa. Mas isso não é a pior parte... a pior parte fica para o próximo capítulo.

Nenhum comentário: