quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Perdi 40%. Vendo ou espero? (para o forum do infomoney 2)

Tive a ideia de escrever esse texto quando alguem me fez essa pergunta. Perdi 40, 50% da minha carteira, e agora??? Aqui vai minha opinião:

Analisando macroscopicamente, a crise só piora. Não precisa ser analista, basta ler o jornal, ou até mesmo assistir o jornal. começou com o subprime, se alastrou para o crédito nos eua, para o crédito na europa e agora está começando (veja bem, começando) a afetar o consumo. Nada, repito, NADA indica que ela está revertendo, ou mesmo diminuindo a velocidade. Na verdade, está até acelerando. Amanha teremos resultados do Citi e Merril. Devem ser desanimadores.

Acredito, entao, na continuação da tendencia de queda, embora possa subir por um ou dois meses. diabos, pode subir por anos, por isso se chama renda variável.

Se você se enquadra na pergunta do título, então você provavelmente deve estar 100% comprado em ações, das especulativas (ler tópico abaixo sobre especulação), e rezando para que "amanhã suba". O que fazer??

Primeiro lugar, esqueça o ditado "só tem prejuízo quem realiza". Seu lucro ou prejuizo é contabilizado a cada negociação de seus ativos, e essa é a grande vantagem do mercado de capitais. Quem segue firme nesse ditado é quem se deu mal mas quer justificar sua fé na subida. Quem tinha Fannie MAe a 60 dolares e hoje vale 1, tá no 0x0 só porque ainda nao vendeu??

Pense assim: se eu tivesse R$ (seu patrimonio em ações aqui), ganhados hoje, eu iria fazer o que? Esqueca o preço que voce comprou. Esqueca quanto voce tinha, isso so vai prejudicar suas analises.

E entenda que tudo é uma curva risco-retorno. Quanto maior o risco, maior o retorno.Pode ser que daqui a um mes o ibov esteja a 50k, mas o cenario a longo prazo não é bom. Só porque eu estou comprado eu devo ir contra todas as noticias mundiais e aguardar uma enxurrada de dinheiro estrangeiro que faça subir minhas cotações.

Com um risco menor, voce compra ltn que rende 15% ao ano, compra ouro que se valorizara em caso de uma deterioracao do cenario, compra empresas que pagam mais de 10% de dividendos ao ano, compra petro e vale e lança opções.

Voce vai ganhar 40% ao ano assim? Jamais. Mas não vai ver seu capital derreter junto com o índice bovespa. Eu sei que a sensação "vou tentar pelo menos cobrir o preju" é grande, mas você deve se desvincular do quanto ja perdeu, isso nao interessa. o que interessa eh o que voce faria hoje. O passado nao volta mais.

Eu sei que quando se faz uma pegunta dessa se espera uma resposta do tipo "faça isso que vc vai recuperar o preju em 2 semanas", mas as coisas não são assim. infelizmente. Pensar em recuperar o prejuizo rapidamente gera distorções da realidade, e cria convicções que só gerarão mais prejuizo.

Um comentário:

Ricardo B7 disse...

Caro Alberto, mudando um pouco o percentual, sem dúvida sou um desses. Neófito, entrei na BVSP em 04/08, antes aplicava em fundo da Vale. Naquela época qq coisa subia, era muito difícil perder...
Acompanho o fórum do Infomoney desde aquela época; trabalho de dia, à noite dou uma lida, posto pouco; em alguns fds tb acompanho, alto nível, muito bom; nunca tinha ouvido falar em AT, no início até desdenhava.
Comecei bem aconselhado: Cmig4 e Tlpp4 - se ainda estivesse com elas teria passado por toda essa turbulência e ainda estaria com um belo lucro!
Fui descobrindo que já pratiquei quase todos os erros possíveis, alguns mais de uma vez... Mas o erro fundamental foi achar q já era "esperto" o suficiente para fazer movimentos 'by myself'. Foi péssimo mesmo.
Comprado (Petr4, Eter3 e Tble3), só agora começo a esboçar uma estratégia: deixa o fundo vir, e quando vier fazer compras periódicas... rudimentar, mas pra quem não tinha nenhuma... Isso depois de me desfazer no início do mês de Vale5 (comprado a R$52,xx) e Bbdc4 (comprado a 37,xx) num dia de desespero - hoje as duas estão mais baratas ainda.
Quanto à crise, vc tem razão, vai piorar muito ainda. Recessão feia nos EUA e Europa, mas penso que dessa vez passaremos ao largo dela. Em outras palavras, acredito que os bons fundamentos da economia brasileira irão dar o tom da RV a médio prazo (2009). Será que estou tapando o sol com a peneira? O tempo dirá.
Grande abraço